sexta-feira, 18 de maio de 2018

DONA SÔNIA MAYNART - ÍCONE DA HISTÓRIA ORAL, COMPLETOU 81 ANOS

No dia 15 de maio (mês do aniversário de emancipação do município) de 1937, nascia, em Maruim, Sônia de Souza Maynart, filha do dono da antiga fábrica Hanequim e de Emerentina de Souza Maynart, -dona Mimosa (1915-2006).

Fotografia: Acervo Hefraim Andrade


Dona Sônia veio duma família abastada. Estudou num colégio interno em Aracaju, onde recebera mui boa educação. Em Maruim, lecionou no antigo Ginásio Maruinense (atual Felipe Tiago Gomes). - Estava praticamente presente quando puseram sua pedra fundamental. Conheceu Josias Vieira Dantas, o senhor Pedro Iroíto Dória Leo e outras tantas personalidades. É apaixonada por filmes e apreciadora da boa música. - Sempre conta-nos sobre antigas músicas, bandas e grupos musicais; inclusive, ela é considerada hoje a madrinha da Filarmônica Euterpe Maruinense e dificilmente perde uma de suas apresentações.
Aqui na cidade, tanto idosos como boa parte da nova geração, conhecem-na muito bem, uma vez que tem uma vida religiosa  e secular ativas: Sempre vai às missas e volta e meia é chamada para contar as suas memórias em alguns colégios. Chegou também a receber algumas homenagens e honras. Eis duas delas: No ano passado (28/04) foi lançado pela UNIT, o livro Educadores de Sergipe à luz da República (1911 - 1971): Reconstruindo Trajetórias, onde conta um pouco de sua biografia e descreve seu legado, como educadora, no Estado. Em 30/11, recebera da Academia Maruinense de Letras e Artes - AMLA, uma medalha de honra ao mérito. É mais do que notório que a professora, hoje aposentada, é um grande ícone da história oral e que já  tornou-se patrimônio da cidade de Maruim e que merece o nosso respeito e a nossa consideração. - Eu mesmo costumo visitá-la sempre para inteirar-me sobre muitos assuntos e acho que os jovens deveriam fazer o mesmo; não sabem o que perdem! Dela não provém conversas chatas ou monótonas, pois, além de ter uma fina educação é uma alma sensível para com a cidade e muitíssimo animada. -Parabéns dona Sonia Maynart!

Para concluir, faço menção a um dos muitos Preceitos existentes no meu livro Sagrado, a Torá, que é, sem dúvida, um bom princípio o qual pode ser aplicado e praticado por qualquer ser humano, que transcende toda e qualquer barreira étnico-religiosa e que pode ajudar a melhorar a nossa sociedade, que infelizmente vem sofrendo com a escassez de Ética e de bons padrões morais:



לב מִפְּנֵ֤י שֵׂיבָה֙ תָּק֔וּם וְהָֽדַרְתָּ֖ פְּנֵ֣י זָקֵ֑ן וְיָרֵ֥אתָ  
                                     "Diante de pessoas idosas te levantarás e honrarás as faces do velho ..."



-Até a próxima.